sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Remédio não é brinquedo



Tome medicamentos com segurança


Muito bem! Passamos aquela idade em que não sentimos nada e passamos para aquela em que todo dia tem uma dor nova ou uma parte do corpo que nem sabíamos existir se manifesta, e não de um jeito legal. Hora de ir ao médico, fazer exames, tomar remédios.
Eu, por exemplo, disputo o páreo de quem toma mais medicações pela manhã com alguns amigos, devido à minha hipertensão e a síndrome metabólica. Mas, seja de que mal você estiver sofrendo, siga sempre as recomendações no uso de seus medicamentos e muito cuidado com as crianças! Elas adoram coisinhas coloridas para colocar na boca e podem pensar que é balinha.

Abaixo algumas recomendações que deveria fazer parte do bom-senso, mas que as pessoas insistem em “esquecer”.


- Nunca dê ou indique seu medicamento para outra pessoa. Ele foi receitado para o seu problema ou condição específica e pode não ser o tratamento correto para os outros.
- Caso deseje mais informações sobre seus medicamentos, consulte seu médico ou farmacêutico. Não sinta vergonha de perguntar sobre os medicamentos que está tomando. Escreva todas as suas dúvidas em uma lista para questionar seu médico ou farmacêutico. (**)
- Guarde seus medicamentos em local adequado, abrigado da luz, calor e umidade. Caso isso não ocorra seu medicamento pode estragar mesmo estando dentro do prazo de validade.
- Mantenha todo e qualquer medicamento longe do alcance das crianças.
- Verifique sempre os prazos de validade dos medicamentos.



(**) Se você é daqueles que chega na frente do médico e não sabe o que dizer? Pois então use essa pequena lista e pergunte a ele sobre os medicamentos receitados. Você é o paciente! Precisa saber que tipo de tratamento está fazendo para o caso de ter reações adversas e saber o que fazer!

Lista de perguntas

1 - Para que serve este medicamento?
2 - Porque preciso tomá-lo?
3 - Como eu devo tomá-lo?
4 - Devo tomar o medicamento com o estômago cheio ou vazio?
5 - Este medicamento causa algum problema?
6 - Posso dirigir carro (ou trabalhar com instrumentos) enquanto estou tomando o medicamento?
7 - Posso tomar outros medicamentos ou plantas medicinais durante este tratamento?
8 - Posso ingerir bebida alcoólica durante o tratamento?
9 - Durante quanto tempo tenho de tomar o medicamento?
10 - O que faço se sobrar algum medicamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...