quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Faça seu refrigerante caseiro de gengibre

Refrigerante de Gengibre Caseiro (Ginger-Ale)


Acabei de publicar um artigo sobre gengibre, que me fez lembrar de Ginger-Ale, um refrigerante delicioso por ter aquele ardidinho de fundo, muito agradável ao paladar.

Ginger-Ale é um refrigerante de gengibre bastante popular em outros países. No Brasil faz tempo que não vejo. Aí, certo dia, peguei uma receita em um site estrangeiro de Ginger-Ale caseiro. Como coloco sucralose (e pouca), adaptei  a receita ao meu gosto e ficou muito bom! E, o melhor, o gengibre não perde suas propriedades na receita caseira!
O que vamos fazer é um xarope de gengibre e limão para misturar em água com gás (refrigerante), ou em drinques com bebidas alcoólicas.

Basta levar ao fogo:

    1 xícara de gengibre descascado e picado;
    1/2 xícara de sucralose (se for usar açúcar, use uma xícara);
    3 xícaras de água;
    casca e suco de 1 limão (pode ser Siciliano, Taiti ou Galego sem sementes)

Ferva essa mistura em fogo baixo até reduzir em para 2/3 da quantidade inicial, o que deve levar cerca de 30 minutos. Mexa com colher de pau de vez em quando. Quanto mais ferver, mais concentrado ficará. Se formar uma espuma na superfície, retire e descarte. Desligue o fogo e deixe descansar até esfriar totalmente. Coe a mistura e guarde na geladeira em vidro esterilizado.

Essa quantidade de açúcar usada na receita é bem menor do que as indicadas nos sites que visitei, então para quem curte bebidas mais doces é preciso adoçar no copo.

Para fazer refrigerante (Ginger-Ale)
Coloque um pouco mais da metade de um copo de água com gás gelada, acrescente o xarope (gosto

Para drinques alcoólicos de Ginger-Ale

Coloque uma dose da sua bebida preferida (vodca, cachaça, gim, rum, uísque etc.),acrescente o xarope (4 colheres de sopa), água com gás gelada, adoce se achar necessário, acrescente gelo e rodelas de limão.
com 4 colheres de sopa), adoce se achar necessário, gelo e rodelas de limão.

Ah! a calda serve para regar bolos e dar uma ardência inesperada às suas sobremesas! E também é um bom xarope para curar aquela dor de garganta chata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...