quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Gengibre é saudável, gostoso, útil e emagrece!



Aprenda como usar e conservar o gengibre


Nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta tem múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida; é desintoxicante; e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

Muito utilizado na culinária asiática, o gengibre é um ingrediente da alta gastronomia bem conhecido pelos seus benefícios e seu sabor.



Embora possa ser encontrado em diferentes formas, tais como: seco, cristalizado, em pó, em conserva (adoro!), a melhor opção é a raiz fresca, para conservar um sabor mais forte e com mais nutrientes.
Há várias receitas de emagrecedores que usam gengibre, seja em chás, ou receitas. No momento, sinto falta do meu refrigerante favorito da infância (não mais encontrado no Sudeste brasileiro), o Ginger-Ale. Mas não vou passar, hoje, nenhuma dessas receitas, mas sim, ensinar como conservar essa raiz.


O que é preciso para fazer conserva: um vinho doce, sacos plásticos (de preferência para congelamento), papel toalha e um pote de vidro com tampa esterilizados!



Conserva de gengibre número 1-Para uma conservação máxima de três semanas, cubra completamente o gengibre no papel toalha, e, em seguida, coloque no saco plástico para congelamento. Guarde-os então na gaveta de verduras da geladeira.

Conserva de gengibre número 2- A segunda opção é para conservar no máximo seis meses. Corte o gengibre (com casca) em pedaços. Embrulhe no papel toalha (melhor ainda se embalar individualmente) e coloque-os no saco plástico para congelamento. Deixe no freezer ou no congelador.

Conserva de gengibre número 3- Outra forma de conservar por três meses, é colocar o gengibre em um pote de vidro esterilizado, cobrir completamente com vinho doce e fechar com a tampa. Deixe-os na geladeira. E você fatiar o gengibre bem fino e colocar um pouco de vinagre e uns grãos de sal grosso (poucos grãos) você terá gengibre em conserva como nos restaurantes japoneses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...