sábado, 7 de outubro de 2017

Eu amo alho, mas acho que ele não gosta de mim



Eu amo alho, mas acho que ele não gosta de mim

Conheça os benefícios e versatilidades do alho

O alho, aquele bulbo (cabeça) cheio de dentes, é uma planta perene conhecida desde quando o faraó era criancinha, e além de ser usado como tempero, também é utilizado para fins medicinais.
No antigo Egito, era usado na composição dos mais diversos medicamentos, e hoje sabemos que até nisso os construtores de pirâmides estavam certos, pois o alho possui um ótimo valor nutricional, possuindo vitaminas, aminoácidos, sais minerais (ferro, silício, iodo) e compostos biologicamente ativos, como a alicina. Durante a Idade Média, médicos destacaram suas propriedades antimicrobianas e os efeitos benéficos que o uso do alho causava no coração e circulação sanguínea.

Alho não serve só para espantar vampiro

O alho costuma ser indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, redução dos níveis de colesterol e prevenção das doenças ateroscleróticas. Também se atribui ao alho a capacidade de prevenir resfriados e outras doenças infecciosas. Ajuda na eliminação de toxinas melhorando desempenho renal. Sua utilização em problemas dermatológicos é devido ao seu efeito bacteriostático, antifúngico, cicatrizante e adstringente, combatendo calos, verrugas e manchas de pele, entre outros.

Mas eu entendo os vampiros, porque o odor de alho é feroz!

Na culinária, o alho pode ser utilizado de diversas formas, cru, refogado, picado, em rodelas, etc., de acordo com o gosto do freguês. Eu sou, confesso (!), uma adoradora de alho e não consigo temperar nada sem a presença deste bulbo, mesmo que depois fique lembrando o que eu comi por horas...
 Em geral, os povos mediterrâneos são os maiores apreciadores, empregando-o, geralmente, em conjunto com o tomate e a cebola. Outros povos, menos adeptos do seu uso, chegaram a designar a planta como "rosa fedida", devido ao seu odor forte e picante proporcionado pela essência de alho ou dialil sulfito. Quando consumido em quantidades elevadas, esse odor pode tornar-se evidente no suor de quem o ingeriu.
O hálito característico e geralmente considerado desagradável pode ser minimizado se for consumida também salsa fresca. Entretanto eu não comprovo isso, porque já tentei e não fui muito bem-sucedida. Ah! Também não adianta tirar o “coração” do alho, porque ele não é a razão do odor, nem do sabor dos dentes que temperam.

E aí? Qual sua experiência com o alho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...