Crescimento do Comércio dos Bairros
Em todas as relações de compra e venda, sempre temos de
medir o chamado custo/benefício. Por exemplo, há uma loja perto de casa que tem
um produto que está um pouco mais caro do que numa loja do centro da cidade.
Vale a pena eu me deslocar até o centro para adquirir este produto ou é melhor
comprar nas proximidades de minha casa?
Há que se levar em conta aqui diversos pontos, como a
comodidade de não ter de se deslocar, utilizando transporte próprio ou público.
Quando calculamos os valores dos produtos que queremos comprar nunca levamos em
consideração os gastos com transportes (isso, nós só calculamos nos
deslocamentos diários entre casa - trabalho - escola). Será que os valores gastos
com deslocamentos de nossas casas até o centro não farão o produto chegar
próximo ao valor que está sendo praticado em seu próprio bairro?
Fora o valor financeiro, há o desgaste físico do deslocamento
entre um local e outro
Outro ponto que devemos considerar é o desgaste. Deslocar-se
para o centro de alguma cidade grande implica em enfrentar trânsito pesado,
lugares lotados etc. Será que vale a pena?
Mas não é apenas o preço que está em questão aqui. Na loja
de perto de casa posso travar uma relação de amizade com os lojistas. E esse
relacionamento pode trazer dividendos futuros. É mais fácil negociar preços com
quem a gente conhece e, além disso, se for necessária uma troca de mercadoria,
é mais fácil (e menos desgastante) lidar com quem está próximo.
Crie relacionamentos com os lojistas do seu bairro!
Também devemos levar em conta que, utilizando mais o
comércio dos nossos bairros, estaremos estimulando os negócios na nossa região,
o que significa mais comércio, melhores preços gerados pela concorrência
saudável, mais postos de trabalho nas proximidades, mas renda, mais
desenvolvimento.
Portanto, na próxima vez que tiver de se deslocar para o
centro da cidade para comprar algum produto, verifique antes no seu bairro se
há o produto em questão, e pese os prós e contras antes de sair de sua região.
Já não há tanta diferença entre os preços dos produtos básicos de uma pequena mercearia de bairro e de um grande supermercado. Muitas lojas de roupas "de rua" atualizam seus estoques nas mesmas confecções frequentadas por lojas de shopping center. Com isso, a economia do tão precioso tempo acaba sendo um grande diferencial.
ResponderExcluirA única coisa para a qual não encontrei substituto foi a banca de jornais ; ). Por aqui não há a variedade de leitura que encontro, por exemplo, nas bancas da Paulista.